O que é Podologia

PODOLOGIA é a ciência que trata especificamente do estudo dos pés. É um ramo que auxilia a medicina e tem sua atuação voltada ao estudo aprofundado da anatomia, fisiologia e patologias dos pés.
O profissional da PODOLOGIA, o Podólogo, trata de afecções superficiais dos pés tais como onicoatrofias, onicofose, onicogrifose, onicocriptoses, calos, calosidades, verrugas plantares, entre outras. O Podólogo trata também de casos mais específicos, como pés diabéticos, provendo-lhes sessões mensais para o corte das unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral e hidratação dos pés.
Deve-se salientar, entretanto, que a terapia e prevenção das doenças dos pés são fundamentais para mantê-los fortes e saudáveis em todas as pessoas, independentemente de serem ou não pacientes diabéticos. Cuidar é prevenir, e prevenir é não precisar corrigir.
Por outro lado, como a correção tantas vezes faz-se necessária e até mesmo obrigatória, a PODOLOGIA dispõe de revolucionária técnica de curativos e tratamento para granulomas piogênicos, oferece órteses corretivas para corrigir lâminas ungueais (unhas) e ainda tratamentos para fungos e micoses. Alguns cuidados são fundamentais, como: o mau uso do calçado, os vícios de deambulação (maneira errada de pisar), o corte incorreto das lâminas (unhas) e a retirada do eponíquio (cutícula).

Algumas competências do Podólogo
  • Orientar ações de educação sanitária preventiva no que se refere às afecções dos pés.
  • Interagir colaborativamente com os demais profissionais da área da saúde.
  • Orientar a seleção de tipos adequados de calçados e meias respeitando a biomecânica e a manutenção da saúde dos pés.
  • Projetar e implementar o atendimento em uma Clínica de Podologia.
Não podemos esquecer de que os pés são o maior ponto de apoio e equilíbrio de nosso corpo e, por isso, devemos dispensar-lhes a devida importância.Visite seu médico e seu Podólogo pelo menos uma vez por mês e evite futuros transtornos.